Caixas de mudança são recicláveis? Entenda o que fazer com elas
Grande parte das caixas usadas em mudanças pode ser reciclada, mas tudo depende do material de que são feitas e de como foram utilizadas.
As caixas de papelão limpas (ou seja, secas e sem resíduos de alimentos) são, em geral, aceitas pela coleta seletiva, desde que não tenham revestimento plástico interno. Já as caixas de plástico ou madeira também podem ser recicladas, mas o processo costuma ser mais complexo.
Quando os materiais são misturados — como papelão com camada interna de plástico — o processo de reciclagem fica mais difícil, e o item pode acabar indo para o lixo comum.
Preciso remover a fita adesiva antes de reciclar?
Etiquetas com tinta e escritas à caneta não atrapalham a reciclagem. A fita adesiva, por outro lado, não é reciclável na maioria dos casos. Mesmo assim, a maioria dos centros de reciclagem já possui máquinas que removem automaticamente a fita do papelão, então normalmente você não precisa se preocupar com isso. Mas vale a pena confirmar com a empresa de reciclagem da sua cidade.
Como reciclar caixas de papelão
As caixas mais comuns em mudanças são feitas de papelão ondulado, composto por várias camadas que garantem resistência. Esse tipo de material é amplamente aceito em programas municipais de coleta seletiva.
No processo de reciclagem, o papelão é desfeito em fibras por meio da técnica de repulpagem (ou “repolpagem”), que separa e limpa os materiais. Essas fibras são reaproveitadas para produzir novos produtos — inclusive outras caixas de papelão.
Em geral, não é necessário remover a fita adesiva, mas é essencial desmontar as caixas antes de colocá-las para coleta. Isso facilita o transporte e o manuseio, além de economizar espaço nos caminhões de coleta.
Se a sua cidade não possui coleta seletiva porta a porta, entre em contato com a empresa municipal de resíduos ou procure cooperativas de reciclagem próximas. O papelão deve estar limpo e seco — papelão molhado pode atrapalhar o maquinário e estragar outros materiais recicláveis.
Atenção: algumas caixas de papelão, especialmente as usadas para alimentos ou líquidos, possuem uma camada interna de plástico polietileno. Essas caixas (como as de comida para viagem ou copos descartáveis) não são recicláveis, pois é muito difícil separar o papel do plástico.
Reciclagem de caixas plásticas
As caixas organizadoras de plástico são uma ótima opção para transportar seus pertences, pois são resistentes e reutilizáveis. Muitas delas são feitas de polipropileno (plástico tipo #5), um plástico durável e resistente ao calor, que pode ser reciclado, mas nem todos os centros de reciclagem aceitam esse tipo de plástico.
Verifique com a sua prefeitura ou empresa de reciclagem local se eles aceitam plásticos do tipo #5. Mesmo que aceitem, as caixas maiores podem não caber no caminhão de coleta, e o descarte pode precisar ser feito em ponto específico.
Importante: as caixas precisam estar limpas e secas antes de serem recicladas.
E quanto às caixas ou caixotes de madeira?
Apesar de serem materiais naturais, os caixotes de madeira geralmente não são aceitos na coleta seletiva domiciliar. A boa notícia é que eles são muito duráveis e fáceis de reaproveitar.
Se não for possível reutilizá-los ou doá-los, você pode desmontá-los e levar as tábuas a um ecoponto ou centro de reciclagem de madeira. Sites como o Earth911 (em inglês) podem te ajudar a localizar recicladores. No Brasil, vale buscar cooperativas locais ou até mesmo lojas de materiais de construção usadas, que costumam aceitar doações de madeira reaproveitável.
Formas criativas de reutilizar caixas de mudança
Sejam de papelão, plástico, madeira ou até isopor, o reaproveitamento das caixas é sempre a opção mais ecológica.
Você pode:
-
Doar as caixas para amigos ou familiares que vão se mudar;
-
Oferecer nas redes sociais ou grupos de bairro;
-
Transformar as caixas em soluções de organização para casa ou escritório;
-
Usar como isolante acústico ou térmico;
-
Criar brinquedos, casinhas de gato, organizadores ou caixas de feira estilizadas;
-
Usar o papelão como base para jardinagem (compostagem ou controle de ervas daninhas);
-
Empregar caixas plásticas e de madeira em projetos de decoração ou marcenaria.
Reutilizar antes de reciclar é sempre o melhor caminho para reduzir o impacto ambiental!
Posts Relacionados
Conheça o Autor

Sou Grayce Noronha, idealizadora e desenvolvedora do Ciclo do Bem, um projeto criado durante minha graduação em Ciências da Computação na Universidade Positivo. Nosso propósito é promover saúde, sustentabilidade e bem-estar, conectando tecnologia e educação como ferramentas de transformação social. O projeto faz parte da Atividade de Extensão – Integração de Competências para Transformar o Eu, e busca inspirar ações práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo comunidades e construindo um futuro mais equilibrado para todos.
Posts Populares
Inscreva-se em nossa Newsletter
* Fique por dentro de todas as novidades de Santo André e Região!