Sua tinta usada pode ser mais reciclável do que você imagina
Reciclar tinta é possível, mas nem sempre é simples. As opções variam dependendo de fatores como o tipo de tinta, o estado em que ela se encontra, a quantidade e onde você está localizado.
A maior parte da tinta que compramos se divide em duas categorias: à base de água e à base de óleo. A tinta à base de água (também chamada de látex ou acrílica) é mais comum e utiliza água como solvente, enquanto a tinta à base de óleo usa derivados de petróleo. Ambas contêm pigmentos e agentes ligantes, como plásticos no caso da tinta látex.
Por que reciclar tinta?
Segundo um estudo publicado em 2012 pela revista Resources and Environment, reciclar tinta látex (e produzir tinta reciclada para substituir a nova) em vez de jogá-la no lixo pode evitar a emissão de mais de 30 toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera.
Além disso, muitas vezes compramos mais tinta do que usamos. Não jogue tinta líquida diretamente no lixo ou no ralo! No mínimo, ela deve ser solidificada antes de ser descartada. No caso das tintas à base de água, geralmente é permitido o descarte no lixo comum, desde que estejam sólidas. Já tintas à base de óleo são consideradas resíduos perigosos e devem ser descartadas separadamente, em programas específicos de coleta.
Para solidificar tinta látex, adicione serragem, areia ou até mesmo pó de cimento ao conteúdo restante da lata, deixe secar e endurecer, e só então descarte (com a tampa aberta) junto com o lixo comum — sempre consulte a orientação da prefeitura ou empresa de coleta local.
Se puder, guarde a sobra de tinta em um local fresco e seco (longe do calor excessivo e da umidade), como um armário ou dentro de casa. Um restinho de tinta pode ser útil para retocar uma parede ou móvel depois.
Como reciclar tinta no Brasil
Ainda não existe um programa nacional robusto de reciclagem de tinta como o PaintCare nos Estados Unidos, mas algumas empresas e ONGs brasileiras já atuam nessa frente.
-
Fabricantes e lojas de tinta podem ter programas de logística reversa. Marcas como Suvinil, Coral e Sherwin-Williams às vezes oferecem pontos de coleta para sobras de tinta, embalagens ou latas.
-
Verifique com a secretaria de meio ambiente da sua cidade ou com cooperativas de reciclagem se há campanhas específicas.
-
Grandes centros urbanos como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba já possuem ecopontos que recebem resíduos perigosos e tinta, mas é necessário confirmar o que aceitam.
Lembre-se:
-
Não misture tintas diferentes. Mantenha a tinta no recipiente original com o rótulo.
-
Verifique se empresas locais de reaproveitamento de resíduos ou de construção civil aceitam tinta doada para reaplicação.
E a tinta em spray?
Tinta em aerossol também é considerada resíduo perigoso. Em alguns casos, a lata pode ser reciclada se estiver completamente vazia, mas se ainda houver produto dentro, o ideal é levá-la a um ponto de coleta de resíduos especiais. Jamais jogue no lixo comum ou no reciclável sem saber!
O que fazer com latas vazias?
As latas metálicas de tinta, quando limpas e secas, podem ser recicladas como metal comum. Verifique com sua coleta seletiva. Além disso, é possível reaproveitar latas como:
-
Vasos de plantas
-
Comedouros para pássaros
-
Organizadores de ferramentas
Outras formas de reutilizar tinta
Se a tinta ainda está boa e armazenada corretamente, você pode:
-
Guardar para retoques futuros
-
Doar para projetos sociais, como ONGs, igrejas, escolas, creches ou mutirões de moradia
-
Procurar por Reformas Solidárias, projetos estudantis ou comunitários que aceitam doações de materiais
Dúvidas Frequentes
Posso jogar tinta na rede de esgoto?
Não! Jamais jogue tinta no ralo ou vaso sanitário. Isso pode contaminar rios, lençóis freáticos e prejudicar a saúde humana e a vida aquática.
Toda tinta pode ser reciclada?
Tintas à base de água são mais facilmente recicladas. Tintas à base de óleo e em spray são mais restritas e exigem descarte em locais especializados.
O que é feito com a tinta reciclada?
A tinta é filtrada, testada e ajustada (cor, viscosidade etc.) e transformada em nova tinta reutilizável. O que não serve pode ser usado como base para blocos de concreto ou outros materiais de construção.
Tinta é biodegradável?
Tinta convencional não. Mas existem versões ecológicas, sem derivados de petróleo, que são biodegradáveis.
Posts Relacionados
Conheça o Autor

Sou Grayce Noronha, idealizadora e desenvolvedora do Ciclo do Bem, um projeto criado durante minha graduação em Ciências da Computação na Universidade Positivo. Nosso propósito é promover saúde, sustentabilidade e bem-estar, conectando tecnologia e educação como ferramentas de transformação social. O projeto faz parte da Atividade de Extensão – Integração de Competências para Transformar o Eu, e busca inspirar ações práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo comunidades e construindo um futuro mais equilibrado para todos.
Posts Populares
Inscreva-se em nossa Newsletter
* Fique por dentro de todas as novidades de Santo André e Região!